Realizou-se, no passado dia 19 de junho, no Auditório do Infarmed, a Assembleia Geral do SUCH, tendo sido aprovado o Relatório de Atividades e Contas 2019 e o voto de louvor ao Conselho de Administração, Dirigentes e a todos os Profissionais do SUCH, pelo trabalho e gestão diária no período de contingência pelo COVID-19.
O voto de louvor, proposto pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE; pelo Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, EPE e acompanhado por todos os Associados, destacou a dedicação das equipas do SUCH e o seu papel na recuperação dos ventiladores comprados no âmbito da pandemia. O Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Prof. Doutor António Correia de Campos, havia, aliás, iniciado os trabalhos com o agradecimento à ação desenvolvida pelo SUCH e com uma referência de apreço à Direção-Geral da Saúde, recordando que a mesma tem acompanhado as diretrizes das autoridades de saúde da União Europeia e da Organização Mundial de Saúde, num contexto em que se conhece muito pouco desta doença, sendo que globalmente Portugal tem tido uma boa capacidade de gestão até ao momento.
O Presidente do Conselho de Administração, Dr. Paulo Sousa, apresentou o Relatório de Atividades e Contas 2019, tendo referido o grave acidente na Lavandaria do Hospital Magalhães Lemos que determinou o seu encerramento por seis meses, com consequências infelizmente irreparáveis. Este acidente provocou ainda prejuízos económicos e financeiros na ordem dos 1,3 milhões de euros (valor da subcontratação de emergência ao exterior).
Na apresentação do RAC 2019, o Presidente do Conselho de Administração do SUCH destacou alguns dos indicadores mais significativos, como seja o crescimento de 11,7%, da atividade global do SUCH – com o SUCH Engenharia a crescer 16,2%, o SUCH Ambiente 10,1%, o SUCH Nutrição 6,2% e o SUCH Serviços 42,8% – e a diminuição dos encargos com o financiamento em 32,9%, com os custos com a estrutura a cifrarem-se em 5,8% do total.
Realçando ainda o aumento dos prazos médios de recebimento de 3,5% (atualmente em 176 dias, representando 7,4 milhões de euros) que, por sua vez, a par com o crescimento da atividade, ditaram a dilatação do prazo médio de pagamento a fornecedores (o qual passou de 265 para 272 dias).
Adicionalmente foi ainda abordada, pelo Presidente do Conselho de Administração, a intervenção do SUCH em contexto COVID-19, com um agradecimento especial a Sua Excelência a Secretária de Estado Adjunta da Saúde, que visitou a Associação por duas vezes neste período, e a aprovação por unanimidade da admissão da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS, EPE), na qualidade de Associado, contanto o SUCH atualmente já com 65 Associados.