O Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) participou no workshop sobre o Mecanismo rescEU de Proteção Civil: Capacidade CBRN (Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares) e Stock MédicoEU in Emergencies, enquanto líder do consórcio português que integra o Mecanismo de Proteção Civil da EU na constituição de uma reserva estratégia europeia de artigos médicos e QBRN, em Portugal.

O consórcio nacional é composto pelo SUCH, INEM, INFARMED, INSA, DGS, SPMS e LNM – com o apoio da tutela da Saúde através da ACSS e da Defesa através da Secretaria-Geral do Ministério da Defesa Nacional.

Este workshop que decorreu nos dias 2 e 3 de dezembro, em Bruxelas, é um grande exemplo do que torna a Europa mais forte: unidade na ação.

A iniciativa reuniu especialistas de diferentes países para discutir novas ideias, novas parcerias e soluções práticas para a fortalecer a capacidade para enfrentar qualquer desafio e antecipar a resposta a eventuais crises de saúde e emergências QBRN.

Foram abordados temas essenciais como stocks de equipamentos médicos e QBRN, sublinhando a importância da colaboração transfronteiriça para garantir que as equipas estejam prontas para responder às emergências inesperadas. Foi discutido o financiamento futuro e inovações além de 2026, reforçando o compromisso com a resiliência, e feita uma abordagem sobre soluções práticas para enfrentar obstáculos legais, logísticos e de comunicação – evidenciando como o crescimento conjunto fortalece a resposta às crises.

O rescEU, mais do que uma rede, representa uma força unida comprometida com a partilha de conhecimento, apoiar as populações e proteger vidas.

Juntos, construímos países mais fortes, seguros e preparados para os desafios futuros.

Consultar: rescEU-MED-CBRN-PT Infographic

Comments are closed.