Valorizar os profissionais é fundamental para a sobrevivência de qualquer Organização, sobretudo em momentos difíceis como este que atualmente vivemos. Eles são indubitavelmente o seu motor, determinando a produtividade, competitividade e sustentabilidade. É o seu conhecimento, a forma como trabalham, como se dedicam e se esforçam no dia-a-dia, que permite que as Organizações se diferenciem das demais e prestem serviços de excelência. São, por isso mesmo, considerados como o seu mais importante ativo.
Comparativamente a muitas Organizações, o SUCH enfrenta desafios ainda maiores, quer por atuar num sector tão regulado e sensível quanto o da Saúde, quer pela dispersão dos seus cerca de 3500 profissionais, que se encontram distribuídos por diversas unidades de norte a sul do nosso país.
A última década em Portugal tem sido marcada por dificuldades e constrangimentos económico-financeiros, os quais se refletiram não só no SUCH, mas transversalmente a todo o país. Apesar deste contexto menos favorável, a Associação tem vindo a ambicionar e desenvolver uma série de iniciativas ao longo destes anos, no sentido de valorizar os seus profissionais.
É disso exemplo a criação e certificação da Academia em 2015, onde se procurou impulsionar a Formação, dando-lhe uma maior autonomia, com a criação de um Serviço e coordenação próprios, e disponibilizando um conjunto de conteúdos cada vez mais alargado e direcionado à melhoria e/ou aumento das competências dos nossos profissionais, ao mesmo tempo que se investia na formação de formadores internos. E mesmo em contexto de pandemia, a Academia foi um bom modelo de superação, conseguindo transformar este obstáculo numa oportunidade – a formação online.
De salientar também o estudo do Clima Organizacional que é, desde 2015, anualmente aplicado, maioritariamente até de forma presencial, para que os nossos profissionais possam expressar livremente a sua opinião sobre os aspetos mais relevantes do trabalho. E é com agrado que se constata que, ao longo destes anos, a maioria dos inquiridos continua a sentir-se satisfeita ou muito satisfeita por trabalhar no SUCH.
Também em 2015, retomou-se o Sistema de Gestão de Desempenho, com o objetivo de avaliar, reconhecer o mérito dos nossos melhores profissionais e incentivar os demais a fazer cada vez melhor. Sem prejuízo de ainda se tratar de um trabalho em curso, o sistema tem sido revisto e melhorado, para o quanto antes e cada vez de uma forma mais abrangente se possa adaptar à nossa realidade e aos desafios do dia-a-dia das Unidades e demais Serviços.
Complementarmente, e no âmbito do reconhecimento do potencial por parte dos superiores hierárquicos, ou pela manifestação de interesse dos próprios colaboradores, frequentemente se assiste, sempre que exequível, à reclassificação profissional, com respetiva atualização salarial, particularmente nos serviços de prestação, com o objetivo e ambição de agir sempre com justiça, face às funções que cada um desempenha.
De assinalar ainda um importante marco na história do SUCH, que foi a celebração, em 2016, do Acordo de Empresa, instrumento de valorização dos direitos e clarificação dos deveres e obrigações de cada um. Este Acordo tem vindo anualmente a ser objeto de (re)negociações com as associações sindicais e tem-se traduzido numa melhoria progressiva das condições gerais de trabalho, designadamente, remuneratórias, a que tem acrescido outras, como a atualização do subsídio de alimentação, assim como a atribuição de subsídio de risco para os profissionais das áreas de atividade mais críticas, ou o pagamento do trabalho prestado ao domingo como um acréscimo pecuniário por cada hora prestada, assim como a atribuição de novos benefícios, face à lei geral do trabalho, como sejam, a previsão de feriados facultativos ou a majoração de dias de férias.
Por outro lado, é também de assinalar o Acolhimento efetuado aquando da entrada de um novo colaborador em serviço, ou até mesmo nas ações em novas Unidades de maior dimensão, onde o Serviço de Recursos Humanos procura dar a conhecer melhor a identidade, missão e os valores do SUCH, sendo que na nossa intranet, está sempre disponível para consulta o Manual Do Colaborador, anualmente revisto, e que procura, de uma forma muito simples e breve, disponibilizar informações importantes sobre o SUCH.
Em 2018, foi implementado o primeiro Plano de Igualdade, com o intuito de promover a igualdade de tratamento e de oportunidades entre homens e mulheres, por forma a eliminar a existência de eventuais discriminações. E tem sido ao abrigo do mesmo (e das suas sucessivas atualizações) que o SUCH tem celebrado protocolos, em particular no âmbito de apoio à parentalidade e à conciliação da vida profissional com a vida pessoal.
Mais recentemente o SUCH tem promovido uma maior proximidade e acessibilidade, tão fundamentais numa Organização como a nossa, através de uma forte aposta em novos canais de comunicação: uma nova intranet, mais intuitiva, apelativa e funcional, o Portal RH, o Yammer e tantos outros que facilitam o acesso e a partilha de informação relevante, bem como a comunicação entre diferentes áreas.
Importa ainda referir a aposta e valorização das áreas da segurança e saúde no trabalho, em particular através do projeto da internalização do Serviço de Medicina no Trabalho, como forma de melhor responder às necessidades de uma Organização com o perfil do SUCH, sendo que já em meados de setembro terão início as consultas, em Lisboa, Porto e Coimbra, sem prejuízo de toda a atividade já desenvolvida, com principal destaque para a prevenção e acompanhamento dos nossos trabalhadores no âmbito da COVID-19.
Paralelamente, o Serviço de Segurança no Trabalho foi reorganizado e passou a integrar a QASSA- Qualidade, Ambiente, Segurança e Segurança Alimentar, numa perspetiva integradora de recursos e competências. A sua Equipa encontra-se atualmente a desenvolver alguns trabalhos/estudos neste domínio, analisando especificamente “os desafios da COVID 19 na SST” e o “Estudo das vantagens da implementação de um SGI com enfoque no Sistema de Gestão SST”, a par da habitual “Consulta aos Trabalhadores – SST”, este último com o objetivo de promover a participação dos trabalhadores de forma a melhorar o sistema de prevenção de riscos profissionais. De destacar também a forte aposta na formação desta Equipa, com o propósito de alargar o leque de competências e abrangência de atuação.
Para além destas iniciativas, foram estabelecidas parcerias e/ou protocolos com várias entidades, salientando-se a parceria para um melhor acesso a um Seguro de Saúde, a qual permite aos nossos profissionais acederem a um conjunto de especialidades médicas, em entidades privadas, a preços reduzidos e que é extensível ao seu agregado familiar.
E assim vamos trilhando o nosso caminho…, porque é de persistência que o sucesso precisa para que possa acontecer!