O projeto-piloto ROSE – Enviroment Sustantibilty Of The Operating Room – projeto conjunto do Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA) e do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) – é um dos doze finalistas do BI Award for Innovation in Healthcare 2023, iniciativa da Boehringer Ingelheim com o apoio institucional da Ordem dos Médicos.
O Projeto ROSE surge pela necessidade emergente de trabalhar a sustentabilidade ambiental dos blocos operatórios e especialmente pela proteção da saúde dos profissionais da área da saúde e dos cidadãos em geral.
Com estes dois objetivos bem presentes, no dia a dia das instituições e dos seus profissionais, surge a ideia de fazer algo que pudesse, por um lado acrescentar valor à organização, e por outro, dar condições de trabalho seguras aos profissionais de saúde na prática clínica e não clínica, e naturalmente preservar o planeta.
Face a estas necessidades, era imprescindível ao Centro Hospitalar de Santo António (CHUdSA) ter um parceiro com diferenciação técnica na área ambiental, para operacionalizar um projeto desta dimensão e com este potencial holístico. Eis que surge o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), que atualmente já opera a gestão dos resíduos no Hospital, e que desde a sua génese se tem dedicado a criar eficiência e sinergias no SNS, indo de encontro à sua missão estatutária.
Face a estes objetivos comuns, juntamo-nos e criamos o TEAM ROSE para dar execução ao projeto ROSE.
Os três ingredientes para o sucesso estavam reunidos: Querer, poder e saber!
Colocamos todo o nosso coração e razão, à disposição deste projeto com o desafio de transformar o SNS.
Acreditamos, desde a primeira hora, que o ROSE era o impulso que o SNS precisava, para se reconstruir. Caminhamos com o apoio incondicional dos Conselhos de Administração de ambas as Instituições.
Apesar do SUCH já ter iniciado o caminho da sensibilização, nunca conseguiria transformar sozinho, porque os atores mais importantes desta transformação são os profissionais de saúde e este projeto é a prova, já com evidências dadas, que só assim funciona.
A equipa R.O.S.E é constituída pela família numerosa de todos os profissionais dos Blocos Operatórios do CHUdSA – Hospital piloto deste projeto, e os seus team leaders são:
Do Centro Hospitalar Universitário de Santo António, Ivone Silva (Cirurgiã), Manuela Araújo (Anestesista) e Conceição Rodrigues (Gestora).
Do SUCH, Márcia Torres (Engª Civil e do Ambiente), Mário Esteves (Eng.º do Ambiente) e Sandra Oliveira (Química).
Só com muita vontade de fazer mais e melhor, o ROSE foi possível. Este é o ADN característico deste team e dos profissionais da área da saúde em Portugal, e por isso, acreditamos que podemos transformar o R.O. S.E num projeto holístico do SNS.