Responsabilidade Social
A aposta do SUCH enquanto instituição com mais de 50 anos de atividade passa seguramente pela forma como esta associação se posiciona quer perante os seus colaboradores, quer perante a comunidade que integra.
Neste ciclo estratégico de 2018 a 2020, a estratégia da Associação, plasmada no seu Plano aprovado em Assembleia Geral de 12 de Outubro de 2017, assenta em três pilares fundamentais, presentes em toda a atividade a desenvolver, e que suporta a missão e valores da Associação: a prestação de serviços aos Associados com utilização de meios comuns, a responsabilidade social da Associação e a melhoria contínua da eficiência e da qualidade dos serviços.
No âmbito da responsabilidade social, o SUCH continuará a apoiar e a associar-se a iniciativas que promovam a coesão social e a promoção da saúde, como a Alimentação Saudável é exemplo.
Iniciativa “Juntos pela Alimentação Saudável”
A iniciativa «Juntos pela Alimentação Saudável» é mais um projeto inovador em que o SUCH assumiu a dianteira, em estreita parceria com o Ministério da Saúde.
O SUCH assume como estratégia a exigência de uma nutrição saudável, através dos serviços prestados nas instituições do Ministério da Saúde, considerando-a uma oportunidade de mudança que em muito contribui para a promoção da saúde. Coloca os seus melhores à disposição do Ministério da Saúde para contribuírem para esta causa com o objetivo de informar e capacitar para escolhas alimentares mais saudáveis, promovendo o aumento da literacia alimentar e nutricional da população, quer dos profissionais de saúde, quer dos utentes e dos seus acompanhantes.
Prémio Inovação SUCH
Nos últimos anos, o SUCH tem direcionado cada vez mais a sua atividade para serviços de maior valor, especializando-se em áreas com forte inovação, onde a resposta é insuficiente e muitas vezes inexistente, escutando em cada momento as necessidades dos seus Associados. Em simultâneo, encontra-se fortemente empenhado na valorização do conhecimento, enquanto instrumento de modernização e competitividade, cuja divulgação poderá vir a ser uma mais-valia para o funcionamento eficiente da Associação e dos seus Associados.
Nesse sentido, o Conselho de Administração do SUCH criou o “Prémio Inovação”, com o objetivo de incentivar e recompensar soluções inovadoras, nas várias áreas de atividade do SUCH, aprovando o respetivo Regulamento.
O Conselho de Administração do SUCH designou o Prémio Inovação de “Prémio Professor Nogueira da Rocha”, como reconhecimento pelo trabalho meritório, visando o desenvolvimento e inovação da Associação.
Implementação do PPEC 2017-2018 /2019
Considerando que só é possível melhorar o que se conhece, e com o objetivo de contribuir para a melhoria da eficiência energética na área da saúde, o SUCH está a melhorar o Barómetro de Energia na Saúde.
A obtenção de poupança em grandes consumidores do Estado é fundamental para o cumprimento dos objetivos nacionais no 20-20-20 e para os objetivos do Governo, reafirmados recentemente no Plano Nacional de Reformas.
Uma das dificuldades inerentes a estes planos gerais de eficiência é não existir qualquer registo histórico de consumos e ser muito difícil obter benchmarks fiáveis para poder situar e caracterizar a sua evolução e, assim, agir racionalmente.
O SUCH como entidade transversal a este sector, e que integra muita da competência que os hospitais utilizam nestas áreas, criou uma ferramenta simples, baseada em reportes e análises manuais, o “Portal do PEBC e Eco.AP do Ministério da Saúde”, para proporcionar aos Gestores Locais de Energia (GLE), responsáveis nas entidades, nomeadamente os Centros Hospitalares, Hospitais e ACES, uma ferramenta simples de reporte.
Esta foi uma primeira tentativa de conhecer com rigor, de um modo prático e de fácil consulta, os custos devidos aos consumos energéticos, mas também de água e resíduos hospitalares.
Contudo esta ferramenta não chega. Nesse sentido, pretende-se agora, a partir do trabalho já desenvolvido, acrescentar novas funcionalidades, ambicionando atingir um universo mais geral no sector da saúde. Estas novas funcionalidades irão permitir ganhos na gestão de energia, na usabilidade da ferramenta existente, comparabilidade entre unidades hospitalares, estabelecimento de padrões de consumo e medição da poupança obtida no futuro.
O projeto passa pela recolha, tratamento e apresentação não só dos consumos como das melhores práticas de eficiência energética em implementação no sector da saúde, trazendo inovação e conhecimento sobre a forma como a energia é consumida.
Entre as inovações previstas, estarão as de garantir que o barómetro faça automaticamente os rankings de eficiência energética para todas as entidades da saúde, de acordo com as suas tipologias, a possibilidade de receber dados de sistemas de gestão técnica centralizada, a possibilidade de receber informação de forma automática dos fornecedores de energia, de água e de empresas de recolha de resíduos hospitalares, facilitando o trabalho aos utilizadores que passam apenas a ter de validar os dados inseridos automaticamente. Será ainda possível permitir ao utilizador/gestor parametrizar questionários, inserir listas de equipamentos para permitir a máxima desagregação e a utilização de algoritmos sobre os dados para a obtenção de melhores práticas. Pretende-se também dar à nova ferramenta uma imagem mais moderna e mais amigável para com o utilizador.
Estes dados poderiam estar incluídos no Barómetro da Eficiência-Eco.Ap, que foi aprovado pela RCM 2/11, com o seu desenvolvimento preconizado na Resolução da Assembleia da República n.º 114/2010, de 29 de Outubro, e novamente citado no PNAEE (RCM 20/13). Contudo, mesmo que este Barómetro Eco.Ap estivesse funcional, o sector da saúde possui uma série de especificidades que, se forem enquadradas com outros sectores, irão obrigar a procurar o mínimo denominador, em detrimento da criação de um sistema completo trabalhado e totalmente adaptado ao sector. De notar que uma das funcionalidades previstas é a possibilidade de ligação e exportação de dados com outros sistemas, como este Barómetro da Eficiência-Eco.Ap.
Benefícios da Medida / Resultados Alcançados
Com a criação do Barómetro de Energia na Saúde pretende-se conhecer detalhadamente o consumo de energia elétrica, gás, água e produção de resíduos, para assim poder tomar medidas que permitam uma redução dos consumos e, consequentemente, obter uma redução dos custos.
O projeto tem como principais benefícios os seguintes:
ü Melhoria do conhecimento sobre o consumo de energia nas unidades hospitalares;
ü Estabelecimento de benchmarking fiável;
ü Promoção das Unidades Hospitalares mais eficientes, funcionando como uma forma de incentivo a todas as restantes;
ü Apoio na identificação das lacunas e das necessidades de investimento na área de energia no setor da saúde em Portugal;
ü Partilha das melhores práticas de eficiência energética, que permitam a definição de política pública;
ü Potencial aumento da capacidade de negociação contratual das Unidades Hospitalares junto dos comercializadores de energia.
Através do Barómetro de energia na Saúde podem obter-se melhores resultados face aos objetivos traçados por força de:
– Contornar a dificuldade existente na área da saúde de controlo da despesa energética (e de consumo de água e produção de resíduos hospitalares), permitindo de um modo muito simples e prático ter um controlo efetivo sobre os custos e consumos energéticos bem como o controlo sobre o consumo e custos de água e produção de resíduos.