A Nossa História
 

O Professor Coriolano Ferreira, reconhecido como uma das individualidades que mais contribuiu para o desenvolvimento do setor da Saúde em Portugal, foi o primeiro Presidente do SUCH.

Em 1965, anteviu que as instituições prestadoras de cuidados de saúde, públicas ou privadas, deveriam libertar-se da gestão de atividades que não constituíssem a sua função principal e centrarem a sua atenção naquela que era, e é, a sua razão de ser: a prestação de cuidados de saúde.

Em 24 de Novembro de 1965, o Decreto-Lei nº 46 668 permitiu a possibilidade de criação de serviços complementares da organização hospitalar com o objetivo de realizar determinados fins de interesse, ou de utilização, comum aos estabelecimentos e serviços da mesma organização. As razões desta iniciativa estão bem expressas no primeiro parágrafo do referido diploma:

“As atividades de natureza hospitalar suscitam problemas de exploração económica e de organização que, com toda a evidência, excedem a capacidade dos hospitais, quando tomados isoladamente.”

Em 22 de Abril de 1966, são aprovados, por despacho ministerial, os Estatutos do SUCH e os primeiros Órgãos Estatutários são constituídos a 27 de junho do mesmo ano.

O Decreto-Lei nº 46 668 e os primeiros Estatutos do SUCH, da autoria do Professor Coriolano Ferreira, são sustentados em valores que perduram até hoje.