Dada a natureza das suas áreas de atividade, o SUCH tem diversos modelos logísticos afetos às suas unidades de produção – nalguns casos com especificidades próprias e diferenciadoras em função da tipologia de mercadoria transportada – mas com vários pontos em comum que potenciam uma partilha de sinergias e uma eficiente racionalização de meios.
Em termos de apoio logístico hospitalar, até à recente pandemia, o SUCH não tinha tradição nesta vertente cingindo-se a casos pontuais, mediante pedido dos seus Associados.
Com o início do período pandémico, face à necessidade urgente de dar resposta e apoio aos Associados, foram colocados no terreno elementos para apoio logístico com as seguintes missões:
- Distribuição de EPI’s, que escasseavam ao nível do mercado;
- Receção de ventiladores que, após testes efetuados pelos técnicos do SUCH, eram entregues nas Unidades Hospitalares;
- Recolha de camas hospitalares para efeitos de recondicionamento e posterior disponibilização nas Unidades COVID;
- Gestão das doações ao SNS, com receção ou recolha dos produtos oferecidos e distribuição junto das Unidades hospitalares.
Perspetivando-se a chegada das vacinas COVID (26Dez2020) e tendo o SUCH uma unidade de armazenamento dotada de equipamentos que permitiam o armazenamento das vacinas em várias temperaturas (2º a 8º; -20º, -80º) e localizada numa zona central que permitia chegar, no máximo em 4 horas a qualquer ponto de Portugal, foi o mesmo designado para assumir a vertente logística de armazenamento, preparação de expedição e entrega nos Centros de Vacinação.
Em termos de gestão de informação foi desenvolvida, pelo SUCH, uma ferramenta informática para suporte a toda a operação logística, desde a entrada das vacinas em armazém até à entrega no Centro de Vacinação, com rastreabilidade de todo o processo e identificação em tempo real do local onde estava cada veículo e respetiva rota.
Complementarmente, o SUCH também assumiu o armazenamento e distribuição dos Dispositivos Médicos de apoio à vacinação, pertencentes à Reserva Estratégica Nacional.
Período Pós-Pandémico
Com a aproximação do final da pandemia e consequente redução da respetiva atividade logística entretanto instalada para apoio ao SNS, o SUCH detinha uma série de atributos que o diferenciava em termos logísticos, tais como:
- Experiência e conhecimento em termos de armazenamento de dispositivos médicos e medicamentos;
- Experiência e conhecimento ao nível de operação de preparação de expedição e transporte de dispositivos médicos e medicamentos;
- Instalações com condições adequadas e devidamente licenciadas para armazenamento de dispositivos médicos e medicamentos nas várias gamas de temperatura:
- Ambiente;
- Controlada 15º a 25º;
- Refrigerada 2º a 8º;
- Congelada -20º;
- Ultracongelada -80º.
- Rede de transportes a nível nacional, para distribuição junto das Unidades Hospitalares e Cuidados de Saúde Primários;
- Equipa altamente especializada na gestão de processos, área farmacêutica, receção e preparação de encomendas e distribuição de dispositivos médicos e medicamentos;
- Sistema de informação próprio e desenvolvido à medida da operação de vacinação COVID e que serviu de base para expansão para a gestão logística em termos de armazenamento;
- Motivação e elevado empenho dos colaboradores na continuidade da operação logística de apoio ao SNS, face ao sucesso e resultados obtidos com o processo de vacinação COVID.
Com todos estes atributos e perante a necessidade que os Associados vinham manifestando em termos de apoio logístico e de armazenamento, o SUCH definiu uma estratégia de expansão desta atividade para maior cobertura a nível nacional, procurando novos locais de armazenamento que permitissem fazer crescer a sua rede logística.
Presente / Futuro
Esta estratégia de expansão potenciou o crescimento desta área de atividade sendo que, à data atual, o SUCH tem à sua disposição:
- 7 armazéns correspondentes a uma área total de cerca de 14 mil m2;
- 3 armazéns em fase de projeto/construção com uma capacidade total de 8 mil m2;
- 60 viaturas homologadas para transporte em diversas temperaturas;
- Parceiros logísticos de mercado para transporte em diversas temperaturas;
- Equipa multidisciplinar, formada e com experiência de 3 anos de atividade, em diferentes contextos (nomeadamente em contexto pandémico) e operações diversificadas de armazenamento, preparação de expedição e distribuição de dispositivos médicos e medicamentos.
O SUCH encontra-se preparado para novos desafios em termos logísticos estando a abraçar projetos de cariz internacional (reserva estratégica europeia), nacional (vacinas e medicamento de proximidade) e dedicados ao novo modelo de organização do SNS (ULS – Unidades Hospitalares e Cuidados de Saúde Primários) diferenciando-se, não só pela experiência e competência já demonstrada, mas também por ser uma entidade sem fins lucrativos, enraizada e pertencente ao SNS, o que lhe confere uma especial dedicação em prol das Entidades de Saúde, da sua missão e, em especial, da Saúde de todos nós!