No passado dia 17 de janeiro decorreu a apresentação de um livro de receitas modificadas, destinado a quem sofre de disfagia – dificuldade ou complicação em deglutir.
A ideia de publicar um compêndio de receitas modificadas surgiu do trabalho diário da equipa de terapia da fala e de nutrição do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (CMRRCRP), em parceria com o SUCH Nutrição (Serviço de Utilização Comum dos Hospitais) que – ao acompanhar estes doentes e as suas dificuldades – pretende, assim, colmatar algumas das dificuldades que os doentes e seus cuidadores têm na criação de receitas adequadas a esta sintomatologia.
As dificuldades quotidianas de quem sofre de disfagia foram, neste evento, testemunhadas em primeira pessoa por Maria Alice Pereira – utente do serviço de terapia da fala do Rovisco Pais – que após ter sofrido um AVC viu a sua capacidade deglutir comprometida, sendo que através deste testemunho deixou evidente a importância desta publicação, sobretudo na promoção do convívio familiar à mesa.
A Presidente do Conselho Diretivo do CMRRC, Isabel Bento, destacou que esta ideia e a sua concretização, não teriam sido possíveis sem o empenho das equipas de terapia da fala e de nutrição desta instituição, mas também do SUCH que tem sido um parceiro cuja experiência e capacidade de resposta é imprescindível para o garante das atividades de suporte à prestação de cuidados de saúde. Esta parceria foi também sublinhada pelo Vogal do Conselho de Administração do SUCH, Joel Azevedo, ao invocar que a missão do SUCH traduz este cariz de “serviço” e colaboração com os seus Associados.
Este evento contou igualmente com a apresentação de duas comunicações: “A Disfagia e os seus riscos”, pela Professora Assunção Matos (Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro) e “Alimentação na Disfagia”, transmitida por Carla Campos Correia, nutricionista do SUCH e uma das mentoras desta iniciativa.
O livro “Receitas de textura modificada: comer é para todos!” não será objeto de comercialização, mas sim, de divulgação nas páginas de internet destas instituições (CMRRC e SUCH) para que seja garantido o acesso gratuito a este manual a todos que dele necessitam, tal como refletido pelo Diretor Clínico do CMRRC, João Ricardo Pereira.
A confeção de algumas destas receitas foi espelhada num showcooking pela cozinheira do SUCH que apresentou as diferentes consistências de receitas tradicionais portuguesas, como o caldo verde e o arroz doce.