O ex-ministro da Saúde, António Correia de Campos, lançou no passado dia 29 de junho o seu primeiro livro de memórias “De Viseu ao II Governo de Guterres”.
A apresentação do novo livro, com lugar no Solar dos Peixotos, em Viseu, esteve a cargo do presidente da Câmara de Viseu Fernando Ruas e do advogado António Ribeiro de Carvalho.
A obra revela, na primeira pessoa, o percurso da personalidade natural de Viseu que ocupou lugares de destaque na vida pública portuguesa ao longo da segunda metade do século XX e dos primeiros anos do século XXI.
Nascido há 80 anos na aldeia de Torredeita, junto de Viseu, Correia de Campos assumiu recentemente o cargo de Provedor do Associado e do Cliente do SUCH. O seu extenso percurso dedicado à causa pública é conhecido: foi secretário de Estado do Abastecimento e da Saúde, Deputado na Assembleia da República, Eurodeputado no Parlamento Europeu, Presidente do Conselho Económico e Social e chefe de missão do Banco Mundial, entre outras funções. Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e distinguido com a medalha de ouro de serviços distintos do Ministério da Saúde e com o doutoramento “honoris causa” pelo ISCTE.
O livro relata os primeiros anos passados em Torredeita, da adolescência, da passagem por África, da participação nas grandes lutas estudantis dos anos 1960 em Lisboa e em Coimbra e da construção da democracia após o 25 de Abril, entre outros assuntos que enriquecem este livro.