Este ano, o dia 7 de abril, foi assinalado pelas comemorações do Dia Mundial de Saúde com o mote “Cobertura Universal de Saúde”.
Segundo o relatório realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), metade da população mundial não tem acesso aos serviços básicos de saúde.
Embora o cenário em Portugal seja mais otimista há, ainda assim, muitos desafios a trabalhar para que todos os cidadãos tenham garantidos os cuidados de saúde que necessitam.
Na cerimónia que decorreu em Lisboa, no passado dia 5 de abril, a Ministra da Saúde, Marta Temido, elogiou o longo caminho percorrido de “ganhos em saúde”, mas referiu também que muitos portugueses ainda desconhecem os seus direitos no acesso a cuidados médicos e que as sociedades desenvolvidas têm de aprofundar a resposta a este direito essencial das populações.
É com o objetivo da “Cobertura Universal de Saúde” que a OMS propõe a todas as entidades ao serviço da saúde, a participação na criação de estratégias que promovam o acesso atempado a cuidados de saúde de qualidade para todos.